quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As origens do Natal

Viva,

Chamo-me Mário Teixeira e tenho 30 anos. Neste blog vamos falar um pouco sobre um dos grandes problemas da actualidade e como evita-lo. Sim estou a referir-me a crise económica, sou gestor económico e sem bem em que estado estão as coisas, até a mim que nunca tive problemas financeiros já estou a sentir na pele as decisões erradas que o nosso país continua a tomar. Antes de falar de como comprar as prendinhas para toda a família sem ter que gastar o seu subsídio de natal por inteiro, vejamos um pouco da história desta época tão especial para nos seres humanos.
Poucas pessoas sabem mas a celebração do Natal antecede o cristianismo em cerca de 2000 anos. Isto devido a um festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para o outro. Para estes, o Ano Novo representava uma grande crise, devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os "monstros do caos" enfureciam-se e que Marduk (Deus dos Mesopotâmia) os derrotaria caso o povo o homenageasse com tal festividade.

Antiga Mesopotâmia
Através da Grécia, o costume alcançou os romanos, sendo absorvido pelo festival de nome Saturnalia (homenagem a Saturno). Esta tinha início no dia 17 de Dezembro e ia até ao 1º dia de Janeiro. Não é certo mas estima-se que no dia 25 era a data em que o Sol se encontrava mais fraco, pronto para recomeçar a crescer e trazer vida às coisas da Terra. Neste dia o povo não trabalhava, eram realizadas festas nas ruas em que todos participavam e comemoravam o renascer da vida na Terra.

Deus Saturno
Apenas depois da cristianização do Império Romano, o 25 de Dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. Consta na Bíblia que um anjo, ao visitar Maria, disse que ela daria a luz ao filho de Deus e que seu nome seria Jesus. Maria estava prestes a ter o bebé, o casal viajou de Nazaré, para Belém a fim de realizar um recenseamento solicitado pelo imperador, chegando na cidade na noite de natal. Não encontrando nenhum lugar com vagas para passar a noite, tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, Jesus nasceu.

Nascimento de Jesus
A maioria dos historiadores diz que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C.. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados.

 


Hoje, as tradições de Natal, como qualquer outra, diferem de acordo com os costumes de cada país.

0 comentários:

Enviar um comentário